América Latina

10/08/2011 08:19

A expressão “América Latina” é usada comumente para se referir a todos os países do continente americano com exceção de EUA e Canadá. Porém, não há nenhuma “lista” oficial de países “latino-americanos” e as diversas fontes de informação divergem um pouco quanto aos países que realmente fariam parte da América Latina.

Segundo o senso comum, ou o significado mais empregado, os países que compõem a “América Latina” seriam os que fazem parte da América do Sul, América Central, México.

Essa definição é parecida com a que é utilizada pela ONU, porém, da classificação geralmente utilizada por ela, são excluídos o Caribe e o México, embora eles possam aparecer em outras definições.

Por outro lado, algumas fontes definem a “América Latina” como o nome que se dá aos países dos continentes americanos que foram colonizados predominantemente por países latinos (denominação dada aos países europeus que surgiram após a queda do Império Romano do Ocidente e que têm como língua majoritária, línguas latinas. Por exemplo: Espanha, França, Portugal, Romênia, etc.) e onde a língua oficial é derivada do latim (neolatina), como o espanhol, o português e o francês.

Segundo esta definição, não fariam parte da América Latina, além dos EUA e Canadá (embora no Canadá as línguas oficiais sejam o inglês e o francês e este último seja o mais falado), o Suriname e a Guiana, ambos colonizados por Inglaterra e Holanda (países de origem germânica) e que tem como língua oficial o holandês e o inglês, respectivamente. Mas esta definição engloba também, alguns países do Caribe como Cuba, Haiti e República Dominicana, que tem o espanhol ou o francês como língua oficial.

A expressão teria sido usada pela primeira vez por Napoleão III no século XIX, na mesma época em que teria surgido a expressão de “Europa latina” para designar os países europeus de língua neolatina. Outras fontes apontam para Michel Chevalier que teria usado o termo em 1836.

A utilização do termo foi consolidada com a criação da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) em 1948, pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) e a partir daí passou a ser largamente utilizado para denominar os países latino-americanos, embora com algumas divergências.

A junção de todos os países das Américas do Sul e Central em uma denominação comum, não pode, contudo, levar a uma interpretação errônea de que todos estes países são iguais. Seja cultural, econômica, ou socialmente.

https://www.infoescola.com/geografia/america-latina/

 

I-RELEVO DA AMÉRICA

Dobramentos Modernos (TERCIÁRIOS/CENOZÓICOS)

Aparecem na costa oeste do continente, com uma extensão de 18.000 km:  Sierra Madre, no México; Andes, na América do Sul.Surgiram com o “choque” das placas tectônicas (orogênese/epirogênese), . Assim, o litoral Ocidental do continente americano apresenta planícies estreitas e encostas erodidas pelo mar, tomando aspecto de falésia, como na região de Acapulco no México.
São formas elevadas, localizadas no Círculo de Fogo do Pacífico, pois estão relacionadas aos agentes internos do relevo, como o vulcanismo, tectonismo e os abalos sísmicos.

Maciços antigos (basicamente cristalinos)

As rochas cristalinas são magmáticas (ígneas) e metamórficas.
Essas formas antigas localizam-se na porção oriental da América, divididas em:

· Planalto Guiano (Norte da América do Sul);
· Planalto Brasileiro (Brasil);
· Planalto de Patagônia – sedimentar (Argentina).

 

Planícies
Localizam-se na parte central do continente, formando extensos corredores entre os planaltos e as montanhas jovens, sendo áreas de deposição de sedimentos, como a planície do Orenoco na Venezuela; Planície Amazônica no Brasil (existência de rios meândricos – rios que descrevem curvas bem sinuosas, tipicamente de planície) e a Planície Platina na Argentina, Paraguai e Uruguai

CLIMA E VEGETAÇÃO - AMÉRICA LATINA

Cerrado — Ocorre no centro do Brasil, onde o clima é tropical semi-úmido.
Pradarias — Vegetação rasteira que aparece principalmente nos países platinos (Argentina e Uruguai) onde o clima é temperado.
Estepes — No sul da Argentina, onde o clima é frio e seco, constitui o deserto da Patagônia; no norte do Chile e sul do Peru, onde encontra-se o deserto do Atacama.
Floresta Equatorial Amazônica – Domina grande parte da porção setentrional da América do Sul. Sendo a maior floresta de clima quente do mundo, existindo em uma área de solo pobre (latossolo), laterítico (carapaça ferruginosa) por causa da lixiviação (a chuva abundante retira a matéria orgânica), o que caracteriza o intemperismo químico.

Leia o artigo original:
O Continente Americano - Apostila - Vestibular Seriadohttps://www.vestibularseriado.com.br/geografia/apostilas/item/180-o-continente-americano-apostila#ixzz1ZuANz1AC

 

 

Demografia

A América Latina atualmente apresenta uma grande diversidade étnica. Foi primeiramente povoada pelos povos conhecidos como ameríndios, ou os povos pré-colombianos. A partir do século XVI, com a chegada dos europeus, há o início de novas relações: as terras do Novo Continente são divididas entre espanhóis e portugueses, de acordo com seus interesses. São os primeiros grupos europeus que passam a povoar e colonizar a chamada América. No contexto do capitalismo em sua fase comercial, e em função da não adequação dos nativos aos trabalhos forçados traz-se para o continente o elemento negro. Oriundos da África subsaariana são trazidos na condição de mercadoria pelos europeus, escravizados. Esse sequestro de negros, se fez via migração forçada para colônias - principalmente o Brasil e o Caribe.

Essas migrações fizeram de toda a América Latina uma região extremamente plural em sua composição étnica. Em todos os países é possível encontrar a presença dos povos que habitavam o continente americano antes da vinda dos europeus, embora grande parte dos mesmos tenha sido dizimada: no México, por exemplo, ainda é grande a herança e a influência da civilização Asteca. Os peruanos também têm forte influência da civilização Inca, antiga habitante do oeste da América do Sul. Peru, Guatemala e Bolívia são os países da América Latina cuja maioria da população é descendente de ameríndios.

A cultura de origem africana também é muito presente na América Latina. Os países do Caribe, ademais do Brasil, Venezuela e Colômbia apresentam forte influência africana. O Haiti é um país cuja esmagadora maioria da população é negra (apesar da colonização francesa e do idioma pátrio do Haiti ser o francês). O Brasil também tem grandes concentrações de descendentes de negros africanos e abriga a maior população negra fora da África (considerando-se todos aqueles que, formalmente, tem ancestrais africanos).

Após a segunda metade do século XIX, o sul da América Latina (a região do Cone Sul da América do Sul) recebeu uma nova leva de imigração europeia em função da situação política e econômica que a Europa vivenciava. Assim, majoritariamente, italianos, espanhóis, portugueses e alemães se assentaram na Argentina, Chile, Uruguai e no sul e sudeste do Brasil. Aproximadamente no mesmo período, muitos povos do Oriente Médio (como os libaneses, os sírios, os turcos) e do Extremo Oriente (chineses, coreanos e japoneses) também migraram, em grande maioria para o Brasil.

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_Latina#Divis.C3.A3o_cultural